ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DE QUEIJOS TIPO COALHO COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CRATO, CEARÁ

Autores

  • Dárcio Luiz de Sousa Júnior Faculdade Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/197

Resumo

O queijo coalho é um alimento saboroso e consumido por boa parte da população, derivado do leite de vaca, este é considerado altamente nutritivo devido a sua composição. Este alimento pode estar contaminado por bactérias, essas que são patógenos e que podem vir de vários locais, como dos manipuladores, do local de sua produção ou do próprio armazenamento desse alimento, desse modo podendo causar uma intoxicação alimentar que tem como um dos sintomas uma forte diarréia, este é um fator de risco para idosos ou crianças podendo levá-los a morte. Objetivou-se verificar a presença bactérias em queijos vendidos em feiras livres e em mercados privados. Os testes, utilizando-se de vinte amostras de diferentes locais se basearam em colocar pequenos pedaços desse queijo em meioBrain Heart Infusion(BHI) e posteriormente semear em placas de ágar Sangue para a pesquisa de bactérias Gram positivas, em ágar Eosin Methylene Blue (EMB) para a pesquisa de bactérias Gram negativas. Foi utilizado também o ágarSalmonella-Shigella(SS) para a pesquisa de Salmonellaspp e Shigellaspp. Nos resultados houve crescimento em ágar SS com 45%de Salmonellaspp e 27,2% deShigellaspp apenas nas amostras de feiras livres, estes resultados mostram-se em desacordo com a legislação por serem positivas nesse tipo de alimento. Os demais resultados se mostram num percentual de 45% de Escherichia coli, 27% de Klebsiellaspp, 18% de Bacilluscereus e 10% de Staphylococcus aureus nas amostras de feiras livres, já nas amostras de mercados privados obtiveram-se 45% de Escherichia coli, 45% de Bacillus cereus e 10% de Klebsiella spp. Esses resultados afirmam que as condições higiênico-sanitárias da manipulação e da exposição do queijo coalho comercializado em feiras livres e em mercados privados da cidade do Crato-Ce são insatisfatórias e que eles podem vir a ser um veículo de doenças, destacando assim a importância das boas práticas de manipulação de alimentos a fim de minimizar essa contaminação.

Palavras-chave: DTAs. Microrganismos. Queijo.

Referências

ANTONELLO, L.; KUPKOVSKI, A.; BRAVO, C.C. Qualidademicrobiológica de

queijos coloniaiscomercializados emFrancisco Beltrão, Paraná. Revista Thema, 2012.

BEHMER. M. L. A. Tecnologia do leite. 15 ed, São Paulo. Ed. Nobel. 1991.

BRASIL. Ministerio da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento. Portaria no 146, de 07/03/96. Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijos. Brasilia: Ministerio da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento, 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS n° 1469, de 29 de dezembro de 2000.Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. D.O.U., Brasília, 2 jan. 2001.

CARVALHO, J.N.; PEREIRA, F.C; BEZERRA, S.S; MENDES, E.S. Análise microbiológica e pesquisa de amido em queijos de coalho e de manteiga comercializados em Recife-Pe. Revista Higiene Alimentar, 2011.

COELHO, A.I.M; MILAGRES, R.C.R.M.; MARTINS, J.F.L.; AZEREDO, R.M.C.; SANTANA, A.M.C. Contaminação microbiológicade ambientes e de superfícies em restaurantes comerciais. Ciência & Saúde Coletiva, 2010.

DANTAS, D.S. Análises microbiológicas do queijo de coalho para pesquisa de coliformes totais, coliforme termotolerantes, Echerichia coli e Salmonellasp.: UFCG. (Dissertação – Mestrado em Zootecnia - Sistemas Agrossilvipastoris no Semiárido). 2012

FEITOSA, T.; BORGES M. DE F.; NASSU, R. T.; AZEVEDO, E. H. F. DE; MUNIZ, C. R. Pesquisa de Salmonellasp.,Listeriasp. e microrganismos indicadores higiênico-sanitários em queijos produzidos no Estado do Rio Grande do Norte. Ciência e Tecnologia dos Alimentos, 2003.

FRANCO, B.D.G.M.; LANDGRAF, M. Microbiologia de alimentos. São Paulo: Atheneu, 1996.

FORSYTHE, S. J. Microbiologia da segurança alimentar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GRANUM, P.E. Bacillus cereus and its toxins.Journal OfAppliedBacteriology,1994.

LEITE JR, A.F.S.; TORRANO, A.D.M.; GELLI, D.S. Qualidade microbiologica do leite tipo C pasteurizado, comercializado em Joao Pessoa, Paraiba. RevistaHigieneAlimentar, Sao Paulo, v. 14, n. 74, p. 45-49, 2000.

NOTERMANS, S.; VERDEGAAL, A. H. Existing and emergin foodborne diseases.International Journal of Food Microbiology, Amsterdam, v. 15, p. 197-205, 1992.

NERO, L. A.; VIÇOSA, G. N.; PEREIRA, F. E. V. Qualidade microbiológica do leite determinada por características de produção.Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2009.

PIETROWSKI, G.A.M.; OTT, A.P.; SIQUEIRA, C.R.; SILVEIRA, F.J.; BAYER, K.H.; CARVALHO, T. Avaliacão da Qualidade Microbiologica de Leite Pasteurizado Tipo C comercializado na Cidade de Ponta Grossa-PR. In: VI Semana de Tecnologia em Alimentos. Universidade Tecnologica Federal do Parana - UTFPR. Campus Ponta Grossa - Parana - Brasil. Anais da VI Semana de Tecnologia emAlimentos. UTFPR, 2008.

OLIVEIRA, K.A.; NETO, J.E.; PAIVA, J.E.; MELO, L.E.H. Qualidade microbiológica do queijo de coalho comercializado no município do cabo de santo agostinho, pernambuco, Brasil.Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, 2010.

BRASIL. RESOLUÇÃO, R. D. C. nº 12, de 02 de janeiro de 2001. Aprovar o Regulamento Técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

REZENDE-LAGO, N.C.M; ROSII JR, O.D.; VIDAL-MARTINS, A.M.C; AMARAL, L.A. Ocorrência de Bacilluscereusem leite integral e capacidade enterotoxigênica

das cepas isoladas. Arquivo Brassileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2007.

SALOTTI, B.M.; CARVALHO, A.C.F.B.; AMARAL, L.A.; VIDAL-MARTINS, A.M.C.; CORTEZ, A.L. Qualidade microbiológica do queijo minas frescal comercializado no Município de Jaboticabal, SP, Brasil. Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, 2006.

SANTANA, R.F.; SANTOS, D.M.; MARTINEZ, A.C.C.; LIMA, Á.S. Qualidade microbiológica de queijo-coalho comercializado em Aracaju, SE. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2008.

VISOTTO, R.G.; OLIVEIRA, M.P.; PRADO, S.P.T; BERGAMINI, A.M.M. Queijo Minas Frescal: perfil higiênico-sanitário e avaliação da rotulagem. Revista Instituto Adolfo Lutz. São Paulo, 2011.

ZEGARRA, J.J.Q.; BOTTEON, R.C.C.M.; OLIVEIRA, B.C.R.S; BOTTEON, P.T.L.; SOUZA, M.M. Pesquisa de microrganismos em utensílios, leite e queijos de produção artesanal em unidades de produção familiar nomunicípio de Seropédica, Rio de Janeiro. Ciência Animal Brasileira, 2009.

Publicado

2015-12-26

Como Citar

de Sousa Júnior, D. L. (2015). ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DE QUEIJOS TIPO COALHO COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CRATO, CEARÁ. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 3(8). https://doi.org/10.16891/197

Edição

Seção

Saúde