ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA PARA JOVENS NA ZONA RURAL DE CAMPOS SALES, CEARÁ

Autores

  • Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz Faculdade Leão Sampáio
  • Alexandre de Souza Silva Filho
  • Karla Jimena de Araújo Jesus Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/255

Resumo

RESUMO

A presente proposta é uma iniciativa do projeto de extensão denominado Núcleo de Intervenção em Processo de Ensino em Saúde (NIPEAS) desenvolvido com os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Enfermagem, matriculados na disciplina “Processo Ensino-Aprendizagem em Saúde” da Faculdade Leão Sampaio. A realização desse trabalho se deu pela observação da tendência ao consumo de bebidas alcoólicas por jovens da zona rural da cidade de Campos Sales, Ceará. Objetivou-se conscientizar os jovens quanto aos riscos que o consumo exagerado e/ou precoce do álcool pode trazer à saúde, a partir de palestras educativas e dinâmicas de grupo com adolescentes de escolas municipais. A carência dos estudantes por estratégias mais carismáticas de ensino foi a primeira das várias observações realizadas. A desinformação dos adolescentes revela a inexistência efetiva de estratégias de conscientização nas escolas e a possível falência educacional do papel da família nesse aspecto. Acredita-se que a intervenção foi capaz de proporcionar mais discernimento e capacidade de escolha, algo, embora desejado, raro entre os jovens.

Palavras-chave: Alcoolismo, Adolescentes, Educação em Saúde.

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Publicado

2015-08-25

Como Citar

Cruz, R. de S. B. L. C., Silva Filho, A. de S., & Sampaio, K. J. de A. J. (2015). ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA PARA JOVENS NA ZONA RURAL DE CAMPOS SALES, CEARÁ. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(7). https://doi.org/10.16891/255

Edição

Seção

Saúde