A percepção dos enfermeiros sobre Educação Permanente em Saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Sobral (CE)

Autores

  • Israel Rocha Bransão Universidade estadual Vale do Acaraú
  • José Reginaldo Feijão Parente Universidade estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.16891/179

Resumo

O trabalho analisa a percepção dos enfermeiros sobre a educação permanente em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família no município de Sobral, CE. A pesquisa se orienta pela abordagem qualitativa, com uso de entrevista, realizada com 20 enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família do município. Os enfermeiros foram entrevistados em seus locais de trabalho com em horário previamente agendado. O percurso analítico-interpretativo dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo e segundo os referenciais teóricos da Política Nacional de educação em Saúde.  Os resultados revelam que os enfermeiros compreendem a educação permanente em saúde como atualizações, aquisição de novos conhecimentos através de conteúdos e aulas, e uma formação contínua no processo de trabalho. O estudo aponta a necessidade de compreender a educação permanente em saúde a partir do conhecimento emergido das situações as quais envolvem os profissionais no seu cotidiano de trabalho, razão pela qual a torna importante para a transformação das práticas em saúde.

Palavras Chaves: Educação Permanente. Saúde. Enfermeiros.

Biografia do Autor

Israel Rocha Bransão, Universidade estadual Vale do Acaraú

Graduado em Psicologia, mestre em Sociologia e doutor em Psicologia Social.

José Reginaldo Feijão Parente, Universidade estadual Vale do Acaraú

Graduado em psicologia, mestre em Gestão Pública.

Publicado

2015-08-28

Como Citar

Bransão, I. R., & Feijão Parente, J. R. (2015). A percepção dos enfermeiros sobre Educação Permanente em Saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Sobral (CE). Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(7). https://doi.org/10.16891/179

Edição

Seção

Saúde