O PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM MULHERES GESTANTES FACE Á REALIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL: Uma revisão bibliográfica.

Autores

  • Rayane Moreira Alencar Faculdade Leão Sampaio
  • Sumina Kayanni Alves de Lima Faculdade Leão Sampaio
  • Cicero Magérbio Gomes Torres Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.16891/71

Resumo

RESUMO

O presente trabalho trata de uma revisão bibliográfica que discute o processo de assistência desenvolvido pela categoria de enfermagem no âmbito educacional às gestantes durante o processo de pré-natal. Tem-se como objetivo revisar obras literárias científicas relevantes sobre a prática educacional em saúde na assistência de enfermagem em face de realização do pré-natal, tendo em vista de que forma o processo educativo influencia na aproximação do profissional em enfermagem e da gestante. Esta é do tipo revisão sistémica, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, e se fundamenta na análise de artigos publicados nas bases do banco de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em revistas acadêmicas, bem como em livros. Em relação ao pré-natal o mesmo é caracterizado por um conjunto de procedimentos clínicos e educativos cujo objetivo consiste em acompanhar a evolução da gravidez, promover a saúde da gestante e da criança Neste sentido, conclui-se que as consequências positivas de uma assistência acrescida de bases educacionais são nítidas, de modo que se identifica principalmente uma melhora no quadro emocional da gestante e uma maior valorização do período vivenciado, o pré-natal.


Palavras – Chave: Assistência da enfermagem; pré-natal; processo educativo

Downloads

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Alencar, R. M., de Lima, S. K. A., & Torres, C. M. G. (2014). O PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM MULHERES GESTANTES FACE Á REALIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL: Uma revisão bibliográfica. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(4). https://doi.org/10.16891/71

Edição

Seção

Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)