A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS PRÁTICAS DO BULLYING

Autores

  • Marcelândia Nunes Araújo Faculdade Leão Sampaio
  • Luciana Bessa Silva Faculdade Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/92

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da contribuição do Assistente Social no âmbito educacional. Palavra de origem inglesa, bullying, significa aquele que tem como objetivo maltratar, espalhar rumores, intimidar, ocasionar atitudes repetitivas, violentas e intencionais sem motivo a outro indivíduo. A violência denominada bullying sempre existiu, a diferença está no novo estudo adotado pelos profissionais de diversas áreas para identificar, prevenir e combater o mesmo. O Serviço Social como profissão, em sete décadas de existência no Brasil e no mundo, vem ampliando o sua atuação no que tange as expressões da questão social, repercutindo em campos como os direitos da família, trabalho, saúde, educação, idosos, criança, adolescentes e grupos étnicos que vem enfrentando diversas formas de preconceito. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e pesquisa-ação para a realização dessa pesquisa. Podemos observar que a escola não dispõe de projetos educativos sobre o assunto, bem como não discute a temática. Dessa forma, a ausência de um Assistente Social contribui ainda mais para a ratificação desse fenômeno, uma vez que esse profissional pode contribuir no enfrentamento de questões que muitas vezes a escola não sabe e não foi preparada para intervir.

Palavras-chave: Bullying; Educação; Assistente Social

Downloads

Publicado

2014-11-19

Como Citar

Araújo, M. N., & Silva, L. B. (2014). A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS PRÁTICAS DO BULLYING. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(5). https://doi.org/10.16891/92

Edição

Seção

Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)